Parking – Empark

Parking – Empark

O sector de parques de estacionamento é fortemente concorrencial, com um número limitado de operadores estruturados mas de grande dimensão e uma significativa quantidade de pequenos operadores, muitas vezes detentores de uma única instalação. As margens de exploração são reduzidas e, regra geral, geradas por um número escasso de instalações que garantem rentabilidade.

Nesse contexto, a obtenção de eficiências marginais na operação e subsequente redução de custos de exploração afigura-se como uma vantagem competitiva muito relevante neste sector e um passo estratégico determinante na obtenção de soluções otimizadas.

Empark é o maior operador em Portugal de parques de estacionamento. Sob a sua gestão tem mais de 45 mil lugares tarifados na via pública e cerca de 4 mil lugares distribuídos por 24 estruturas em parque. Apesar da sua relevância e dimensão, a Empark apresentava até ao ano de 2006 sistemas operativos – CCTV, AVAC, IT e outros – não integrados, o que originava informação de gestão de baixa qualidade e um acréscimo nos custos de operação.

O desafio lançado à Inout foi desenvolver uma solução de IT para a Empark, ao nível da integração dos sistemas existentes de forma a permitir comandar toda a operação a partir de uma única plataforma. Entre os objetivos do projeto original estava também o desenho e obtenção de indicadores de desempenho integrados e coerentes.

Paralelamente, foi determinado que o projeto deveria contar com outros atributos adicionais, nomeadamente:

  1. Desenvolvimento por fases a partir de um piloto, por forma a minimizar disrupções e riscos de implementação.
  2. Implementação de uma sala de comando única, a qual permitisse a visão e gestão centralizada de todos os parques de estacionamento.

Consultoria / Projeto

O desenvolvimento da solução a implementar teve por base a análise à solução existente e o projeto de remodelação da mesma, no intuito de a poder adaptar à nova filosofia de funcionamento.

Quatro passos essenciais definiram a criação de um projeto abrangente, facilmente dimensionável a novas instalações e integrando as seguintes etapas de integração:

– desenvolvimento de SW/Plataforma – Módulos de gestão;

– elaboração do projeto de comunicações;

– definição de HW necessário;

– definição de sala de comando.

Agregação de Sistemas e implementação de software base

Tratando-se de instalações em serviço, foi necessário criar uma solução que pudesse integrar os sistemas existentes numa única plataforma de comando de toda a operação.

Foram desenvolvidos e implementados módulos de gestão orientados à obtenção de informação de negócio (o módulo de gestão permite obter indicadores de eficiência do sistema, como tempos de resposta a clientes, nível de consumo energético etc…)

Comunicações

O projeto de comunicações implicou, por seu turno, a elaboração dos requisitos face as necessidade de integração identificadas e a definição do hardware necessário.

A discussão da solução com o operador de comunicações e a negociação de condições de fornecimento foram desenvolvidos conjuntamente pela Empark e Inout.

Sistema de centralização

A estrutura de equipamento físico (dimensão HW) necessária para suportar o sistema de centralização foi definida em fase de projeto, enquadrando dois atributos fundamentais: robustez e capacidade evolutiva.

Graças à implementação deste sistema de centralização, a Empark consegue hoje gerir qualquer espaço de estacionamento de terceiros sem interferir no seu negócio, garantindo total transparência e um serviço de qualidade. Simultaneamente, a solução permite sugerir melhorias na organização dos espaços de estacionamento, contribuindo assim para a otimização de resultados, como sejam:

Melhoria significativa dos tempos de resposta:

  • 65% das chamadas atendidas num período de 5 segundos;
  • 20% das chamadas atendidas no intervalo de 5 a 10 segundos;
  • 10% das chamadas atendidas no intervalo de 10 a 20 segundos.
  • Em definitivo, 97% de todas as chamadas são atendidas num período máximo de 30 segundos.
  • Redução dos custos energéticos de 10 a 15%;
  • Redução de custos com pessoal operacional de 60%. Os parques abertos durante 24h passaram a ser geridos com uma média de 2 a 3 pessoas, face às anteriores 5 pessoas necessárias à operação;
  • Redução das necessidades de equipamento informático.
  • Sala de Comando: O operador controla individualmente as máquinas virtuais de cada sistema (Gestão Parques/Via Verde , Vídeo, GTC, etc.), tendo à disposição, num único conjunto (monitor, teclado e rato), todos os sistemas existentes na sala de controlo. Como resultado, garantiu-se ainda um serviço centralizado que permite controlar, num único espaço, todos os parques existentes e manter um serviço contínuo, 24 sobre 24 horas, com sistema de controlo de vídeo e voz. A sala do Centro de Comando ficou disponível para três operadores e um supervisor a trabalhar em simultâneo.

Sobre Nós

A tecnologia Inout Automation Systems está presente no maior operador de parques de estacionamento em Portugal.

Contactos

  • Fernando Monteiro
  • +351 913 824 224
  • fernando.monteiro@inout.pt